Cantinho da tia Dani

Minha foto
Sou apaixonada pela educação , acredito que ,o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Formada professora de ensino fundamental (l) no Instituto de Educação Sarah Kubitschek (1999) , já lecionei em todas as turmas( maternal ao 5° ano).Estudante de licenciatura Plena em letras ( Português e Literatura) 5° período. Cursos de especializações: Técnicas de educação infantil (Feuc) Psicomotricidade na educação infantil (Feuc) Desenvolvendo atividades com livros paradidáticos.(Feuc) Libras( Feuc) . Atualmente ,dedico- me ao curso de interprete de Libras do Estado do Rio de Janeiro.O principal objetivo deste blog , é compartilhar jogos envolvendo conteúdos lançados em sala ( do 1° ao 5 ° ano) .Dividir com pais,alunos e professores atividades variadas e interessantes,com dicas e sugestões para todas as séries do ensino fundamental.Sejam bem vindos ! Beijos da tia Dani

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Jogo caça palavras reciclado.



Estimular as crianças desde as séries iniciais é um trabalho primordial para todas as seguintes séries.Um aluno motivado , é capaz de ir muito além do nosso objetivo proposto em sala de aula.
Hoje, deixarei a dica de um excelente jogo , que poderá ser confeccionado com a ajuda da turminha levando-os a participarem de uma divertida aula de Artes , motivando-os e trabalhando sempre a ideia da reciclagem em nosso dia a dia .
O nome do jogo é: Caça palavras silábico.
Materiais necessários:
*tampinhas de garrafas pet ( sucos , refrigerantes...)
*Uma folha de papel cartão ( pode forrar por cima de um papelão)
*elásticos ( aqueles que , geralmente usamos para prender dinheiro).
*pistola de cola quente
*refil para cola quente


Como fazer:
*Nós professores, já levamos as sílabas cortadas e coladas dentro de cada tampinha pet.
*Em uma área da sala , reúna os alunos em forma de círculos , de maneira que todos participem , pois esta atividade de participação para eles é de suma importância em vários pontos cognitivos no processo ensino aprendizagem. Digo isto , por experiência própria .O professor , inteirando seus alunos em qualquer atividade realizada em sala , estará trabalhando várias capacidades do educando , uma delas é o " Eu" . O Eu fiz !!!! Eu ajudei !!
*Abrimos o material no chão , e com a ajuda de cada um ,montamos o nosso caça palavras.
*Cada tampinha ( com as letras ) serão coladas pelo professor com cola quente .
*Após o jogo confeccionado , deixe secar de um dia para o outro .
*O jogo , será objeto de uso diário , que ficará no cantinho dos brinquedos pedagógicos , que eu , particularmente , apoio que todos os professores tenham em sala .
*Para brincar é só , usar a sua estratégia , dividir a sua turminha e começar a diversão.
**As ligas ( ou elásticos) , servirão para marcar as palavrinhas encontradas por eles.
*Dica: Toda palavra encontrada , deverá ser anotada no caderno para trabalharem a parte da escrita , ganhará o grupinho que obtiver o maior número de palavras encontradas .É sempre bom , levar um incentivo , isso ajudará mais ainda.
Eu sempre ando , com saquinhos de bala e isso para eles têm um valor imensurável.

5 comentários: